O marketing no agronegócio 

Por Rodrigo Capella

Dois tipos de marketing são muito comuns entre as empresas de agronegócio: o sazonal e o de eventos. O marketing sazonal engloba as ações realizadas em determinadas épocas do ano e está, muitas vezes, associado ao ciclo produtivo da agricultura e da pecuária.

Já o marketing de eventos prevê palestras locais e estande da empresa em grandes feiras, entre outras possibilidades.

Apesar de ainda contribuírem para as empresas de agronegócio atingirem as metas, estes dois tipos de marketing perdem, ano a ano, a sua eficácia, uma vez que são utilizados por quase todas as indústrias do segmento.

Diante deste cenário, outros cinco tipos de marketing podem ser implementados, com objetivo de a empresa ganhar visibilidade, ampliar sua relevância e, consequentemente, aumentar o número de clientes.

blog O marketing no agronegócio

Estes tipos de marketing são: guerrilha, exclusividade, dados, recompensa e resultado. A seguir, detalho cada um deles:

– Marketing de Guerrilha: ideal para causar impacto e despertar emoções, uma vez que introduz elementos novos ao ambiente. Em um evento, uma empresa de saúde animal pode colocar atores fantasiados de vermes dentro de uma jaula para reforçar que os medicamentos fabricados por ela tiram os vermes de circulação.

– Marketing de Exclusividade: tem como foco disponibilizar produtos e serviços personalizados para clientes especiais. Uma empresa de nutrição animal pode lançar um suplemento com tecnologia exclusiva para agropecuaristas que são clientes há mais de 05 anos da empresa ou para os clientes que compram um grande volume mensal de produtos.

– Marketing de Dados: o objetivo é contribuir para que o cliente da empresa de agronegócio tenha um rico material disponível. Uma empresa de nutrição vegetal pode criar um canal online com um acervo completo, incluindo vídeos educativos e material técnico.

– Marketing de Recompensa: criação de programas muito bem estruturados para recompensar clientes engajados. Uma fabricante de máquinas agrícolas pode oferecer gratuitamente uma nova tecnologia a um cliente que contribuir para a empresa gerar novos negócios.

– Marketing de Resultados: divulgação de resultados de longo prazo, não focados em safras. Uma empresa de sementes pode desenvolver um vídeo mostrando, ano a ano, quais os resultados obtidos por um determinado cliente.


Comunicação e Marketing INTERNACIONAL para empresas do AgronegócioRodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica, empresa com ampla experiência em ações de marketing e comunicação para o agronegócio.

E-mail:capella@acaoestrategica.com.br.

O marketing no agronegócio