O agronegócio e o marketing que encanta
A maior parte das empresas de agronegócio tem como prática não realizar ação de marketing baseada em história própria. Talvez por preferir resguardar o roteiro natural, ou ainda por optar pelo marketing de produto – muito difundido neste segmento.
O fato é que uma pesquisa – baseada em conversas, visitas às empresas e muita leitura – nos revela que estas indústrias possuem ingredientes cativantes para sustentar um storytelling com muitos minutos de ápices.
Chianti, localizada entre as cidades italianas de Florença, Siena e Arezzo, nos ajuda a entender esse cenário. Destino certo de muitos brasileiros, a região possui inúmeras vinícolas, o que nos remete a uma pergunta clássica: qual conhecer?
Um castelo habitado e construído em 1184. Local de reuniões de uma fracassada conspiração contra a família Médici, que governava Florença. Fabricação de vinhos de excelente qualidade, com predominância de Sangiovese, Riesling, Chardonnay, Trebbiano e Merlot.
Esses impactantes elementos despertam uma visita ao Castello del Trebbio. A cada passo, a cada cole, a sensação de ter vivenciado períodos significantes da Itália e de ter conhecido uma vinícola muito especial.
Gramado, localizada no Sul do Brasil, vive situação semelhante a Chianti. Entre as várias lojas de chocolates da cidade, destaca-se a Prawer, que teve início em 1975, após o seu fundador ter aprendido o ofício na Argentina.
Quando somos impactados pelas divulgações da empresa, os produtos tornam-se ainda mais irresistíveis: “A história da Prawer é a própria história do chocolate artesanal no Brasil”.
Tanto a Prawer, quanto o Castello del Trebbio nos deixam uma grande lição: valorizar, com amplitude, a própria essência ajuda a seduzir e a encantar novos consumidores.
Rodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica, empresa com ampla experiência em ações de marketing e comunicação para o agronegócio.
E-mail:capella@acaoestrategica.com.br.