A startup de agronegócio e a assessoria de imprensa 

Por Rodrigo Capella

Uma atividade de comunicação que traz muitos benefícios para as startups de agronegócio. É assim que podemos definir a assessoria de imprensa.

Entre os benefícios, destacam-se ampliar a visibilidade da startup de agronegócio no mercado e contribuir para que a startup de agronegócio tenha novos clientes.

A startup de agronegócio terá exposição qualificada nos veículos de comunicação. Serão agendadas entrevistas em rádios e em TVs e também serão publicadas matérias em jornais, sites e revistas.

O trabalho de assessoria de imprensa para uma startup de agronegócio inclui quatro etapas: conhecimento, confiabilidade, visibilidade e reputação. A seguir detalho cada uma delas:

Etapa 01: Conhecimento

A assessoria de imprensa faz o contato inicial com a imprensa e com os influenciadores.

São enviadas as primeiras informações sobre a startup de agronegócio. Esta etapa dura um mês e contribui para que as primeiras matérias sejam publicadas.

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Etapa 02: Confiabilidade

A partir do segundo mês, os jornalistas e influenciadores recebem, com mais frequência, informações sobre a startup de agronegócio, que se torna fonte confiável de informação. Mais matérias são publicadas e encontros de relacionamento com a imprensa e influenciadores começam a ser agendados.

Etapa 03: Visibilidade

Pautas estratégicas são elaboradas e encaminhadas para a imprensa. Dicas e orientações sobre o segmento de atuação da startup de agronegócio também são compartilhadas. A partir do quinto mês, a startup de agronegócio ganha mais visibilidade e relevância.

Etapa 04: Reputação

Com um ano de trabalho contínuo de assessoria de imprensa, a startup de agronegócio constrói reputação junto aos jornalistas e influenciadores. Pautas estratégicas, encontros de relacionamento frequentes e divulgação de dicas e orientações contribuem diretamente para a startup de agronegócio alcançar esta etapa.


Comunicação e Marketing INTERNACIONAL para empresas do AgronegócioRodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica, empresa com ampla experiência em ações de marketing e comunicação para o agronegócio.

E-mail:capella@acaoestrategica.com.br.

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