Quando convidar os jornalistas para visitar a fábrica?
Ao atualizar a caixa de e-mails, você recebe uma mensagem do gerente de produção, com fotos e informações dos novos equipamentos que foram adquiridos para a fábrica.
Rapidamente, você encaminha o e-mail para a assessoria de imprensa, que, em pouco tempo, escreve um release e envia para a sua aprovação.
Esta agilidade, no entanto, se mostrará, pouco eficaz. Para ter destaque na mídia, é preciso ir além da divulgação de um texto.
Uma opção é realizar uma visita dos jornalistas à fábrica para que eles possam conferir os investimentos realizados, tirar dúvidas e complementar as informações que receberam via release.
A organização desta visita deve prever alguns pontos, como a escolha dos porta-vozes que irão conversar com a imprensa e dos temas a serem abordados; elaboração da programação detalhada e do roteiro da visita dentro da fábrica; definição dos jornalistas que irão participar; e envio dos convites para estes profissionais via correio e também via e-mail.
Além disso, um press kit (normalmente, com caneta, bloco e brinde) deve ser entregue aos participantes, como forma de agradecimento pela visita, e um ônibus precisa ser alugado pela empresa para transportar os jornalistas até a fábrica.
Para trazer profissionais de outras cidades e Estados, é preciso também oferecer transporte aéreo e hospedagem.
Esta visita também pode ser feita quando a empresa lançar novos produtos, adotar um novo controle de produção, realizar uma atividade diferenciada com os colaboradores ou apresentar um novo presidente, entre outros temas.
Ao organizar uma visita à fábrica, a empresa estreitará o relacionamento com a imprensa e se consolidará, cada vez mais, como fonte de informação, requisito fundamental para ter boas reportagens publicadas.
Então, o que você prefere? Divulgar apenas um release ou realizar uma ação estratégica?
Rodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica, empresa com ampla experiência em ações de marketing e comunicação para o agronegócio.
E-mail:capella@acaoestrategica.com.br.