O agronegócio e as redes sociais 

Por Rodrigo Capella

Para obter ótimos resultados nas redes sociais, as empresas de agronegócio precisam adotar estratégias diferenciadas, com o objetivo de impactar os agropecuaristas. A seguir, compartilho cinco dicas para uma empresa de agronegócio se destacar nas redes sociais:

1) Não despreze a força dos grupos

Muitos agropecuaristas participam de grupos de discussão nas redes sociais.

Executivos das empresas de agronegócio também podem interagir nestes ambientes e compartilhar conteúdo. Mas, cuidado: a divulgação de informações institucionais em excesso se torna cansativa. Por isso, é preciso também compartilhar dicas, tendências, orientações e conceitos, entre outras possibilidades. Com a participação dos executivos nestes grupos, as empresas de agronegócio ganharão relevância e notoriedade nas redes sociais.​

2) Valorize o seu público

Divulgue nas redes sociais da empresa conteúdo produzido por agropecuaristas, como fotos, textos, resultados de safra etc. Solicite material aos clientes e também acompanhe o que eles divulgam no ambiente online. Nas redes socais, as pessoas também gostam de ser prestigiadas e valorizadas.​

BLOG O agronegócio e as redes sociais

3) Invista em vídeos diferenciados

Este recurso ainda tem um grande potencial, se for utilizado de forma inovadora. Vídeos curtos e até mesmo sem som, com imagens fortes, podem impactar os agropecuaristas. A receita é ter um ótimo roteiro, não esquecer da objetividade e usar imagens exclusivas.​

4) Ajude o público a tomar a decisão correta

Dedique um bom tempo para a coleta e análise de informações estratégicas. Divulgue conteúdo que irá realmente ajudar o seu público a tomar a decisão correta. Alterações climáticas, cotações e leilões precisam ser priorizados.​

5) Valorize o tempo real

Faça cobertura de eventos, mostre um departamento da empresa de agronegócio, apresente a rotina de um cliente. Mostre o que está acontecendo agora! Esse tipo de estratégia irá contribuir para um maior engajamento nas redes sociais.


Comunicação e Marketing INTERNACIONAL para empresas do AgronegócioRodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica, empresa com ampla experiência em ações de marketing e comunicação para o agronegócio.

E-mail:capella@acaoestrategica.com.br.

O agronegócio e as redes sociais